Loading...

O papel do editor de livros


Rio de janeiro, 26 de Novembro de 2020

O papel do editor de livros de escrever

        Mas, afinal, o que faz o editor de livro? Quem é essa pessoa que, de posse de diferentes originais, tem talento para descobrir potenciais sucessos de público e de vendas ao ler e agrupar, de um lado, textos com potencial de publicação e, de outro, aqueles que devem ser devolvidos aos autores? Ou que busca mundo afora obras que, traduzidas, podem agradar em cheio aos leitores brasileiros e alcançar o topo da lista dos mais vendidos?
Muito além de um descobridor de talentos, um bom editor é um profissional com sólida formação intelectual, experiência, visão estratégica e inúmeras habilidades. Além da edição, ele acompanha todo o processo de produção do livro, do layout à capa – cuja linguagem precisa conversar com o estilo de texto, o tema e a narrativa – passando pelo título, pelos textos de quarta-capa e orelhas e escolha do prefaciador.
Como funciona isso no dia a dia
A escolha de publicações feita por esse intermediário entre autor e leitor acontece em diferentes frentes. Títulos estrangeiros, em geral, contam com agentes literários que analisam os lançamentos do mercado e selecionam aqueles que têm a ver com o catálogo de cada editora. Ou são garimpados pelos editores diretamente nas feiras internacionais. Estes, após leitura, podem ou não ter os direitos de publicação no Brasil adquiridos. Já os nacionais são endereçados diretamente à editora ou chegam também por indicação de agentes literários ou profissionais da área.


  •           Diferentemente do processo de edição de obras internacionais, em que são adquiridos os direitos para tradução daquele conteúdo sem qualquer modificação da estrutura do livro, as publicações nacionais favorecem a conexão entre autor e editor. Este pode fazer sugestões pontuais ou até estruturais no original com o intuito de auxiliar o autor a contar a sua história da melhor forma possível. São direcionamentos específicos, contribuições e até mesmo críticas que aperfeiçoem a qualidade do texto, mas sempre respeitando a voz do autor.
    Após a edição e aprovação de todo processo de produção, o livro está pronto para ir para a gráfica. Enquanto isso, o editor já brifou as equipes de marketing e divulgação sobre o diferencial daquela obra no mercado. Então, que venham boas vendas!
    Contato: marcia.bachini.pinto@gmail.com
    Outras informações: https://www.linkedin.com/in/marcia-pinto-2948841b/


Produtos em promoção. Clique e confira!

Existem milhões de livros super em conta que você pode ler, se inspirar, viajar... Aqui neste link tem um monte em promoção!