Loading...

Meu livro ficou pronto, e agora?


Meu livro ficou pronto, e agora?


Todo autor sonha em ver sua obra publicada. Mas, qual o caminho para editar e fazer seu livro chegar aos leitores? Há duas formas de isso acontecer: por meio das editoras tradicionais – ou comerciais – que são aquelas que assumem todas as etapas de produção editorial e publicação, obtendo seus ganhos com a venda dos exemplares; ou via prestadoras de serviços –  que vendem serviços de diagramação, edição, publicação e impressão de livros, mas não se comprometem com as etapas de distribuição e venda.
Entender essa diferença é fundamental para que você busque a alternativa que atenderá melhor às suas expectativas. Quando uma editora comercial decide publicar um livro, ela se empenhará para que a publicação ganhe visibilidade e alcance sucesso de vendas, o que trará lucro para a mesma e para o autor. Em contrapartida, o prestador de serviços lhe entrega os exemplares impressos e todas as etapas seguintes são de sua inteira responsabilidade.

Caso a editora comercial seja sua opção, é importante estudar o segmento e identificar aquelas para as quais pode submeter seu original para avaliação. Se uma editora interessar-se por seu material ela será responsável por todos os custos de produção e impressão. E também pela distribuição e comercialização dos exemplares e pela divulgação para a imprensa. Seu ganho, como autor, poderá alcançar até 10% do preço de capa de cada exemplar vendido.
Integrar o catálogo de uma editora proporciona prestígio, mas o caminho requer paciência. Primeiro, é preciso submeter o original para avaliação e aguardar o retorno da editora, o que pode levar um bom tempo e se encerrar com uma carta de recusa. Havendo a seleção, é necessário desprendimento para aceitar as regras do editor, cuja equipe de produção editorial vai definir desde o formato ao título da obra. Também é preciso estar consciente de que você é mais um autor e não o único.   



Por outro lado, um prestador de serviços dedicará muito mais atenção a você, exatamente porque receberá pela execução dos serviços. Enquanto cliente, você determinará prazos de produção e decidirá sobre o conteúdo a ser publicado, acompanhando todo o processo. Como a venda dos exemplares será de sua inteira responsabilidade, você ganhará 100% do preço de capa de cada exemplar vendido.
Mas também há desvantagens nesse processo. A primeira delas, obviamente, é o custo de produção e impressão. Outra se refere à tiragem pronta: como fazer os livros chegarem aos leitores? Todo esforço de comercialização e divulgação da obra é do próprio autor. Soma-se a isso a necessidade de possuir habilidades que lhes permita opinar desde a diagramação à definição da gramatura do papel, entre outras questões. Também é preciso saber como encomendar uma ficha catalográfica, requerer um número de ISBN e enviar exemplares para depósito legal ma Biblioteca Nacional.  
Na próxima coluna, falaremos sobre a promoção do seu livro, caso opte pela edição independente. Até lá!


Márcia Pinto
Contato
: marcia.bachini.pinto@gmail.com
Outras informações: https://www.linkedin.com/in/marcia-pinto-2948841b/

 

Produtos em promoção. Clique e confira!

Existem milhões de livros super em conta que você pode ler, se inspirar, viajar... Aqui neste link tem um monte em promoção!