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Todo autor sonha em ver sua obra publicada. Mas, qual o caminho para editar e fazer seu livro chegar aos leitores? Há duas formas de isso acontecer: por meio das editoras tradicionais – ou comerciais – que são aquelas que assumem todas as etapas de produção editorial e publicação, obtendo seus ganhos com a venda dos exemplares; ou via prestadoras de serviços – que vendem serviços de diagramação, edição, publicação e impressão de livros, mas não se comprometem com as etapas de distribuição e venda.
Entender essa diferença é fundamental para que você busque a alternativa que atenderá melhor às suas expectativas. Quando uma editora comercial decide publicar um livro, ela se empenhará para que a publicação ganhe visibilidade e alcance sucesso de vendas, o que trará lucro para a mesma e para o autor. Em contrapartida, o prestador de serviços lhe entrega os exemplares impressos e todas as etapas seguintes são de sua inteira responsabilidade.
Caso a editora comercial seja sua opção, é importante estudar o segmento e identificar aquelas para as quais pode submeter seu original para avaliação. Se uma editora interessar-se por seu material ela será responsável por todos os custos de produção e impressão. E também pela distribuição e comercialização dos exemplares e pela divulgação para a imprensa. Seu ganho, como autor, poderá alcançar até 10% do preço de capa de cada exemplar vendido.
Integrar o catálogo de uma editora proporciona prestígio, mas o caminho requer paciência. Primeiro, é preciso submeter o original para avaliação e aguardar o retorno da editora, o que pode levar um bom tempo e se encerrar com uma carta de recusa. Havendo a seleção, é necessário desprendimento para aceitar as regras do editor, cuja equipe de produção editorial vai definir desde o formato ao título da obra. Também é preciso estar consciente de que você é mais um autor e não o único.
Márcia Pinto
Contato: marcia.bachini.pinto@gmail.com
Outras informações: https://www.linkedin.com/in/marcia-pinto-2948841b/