Loading...

Marketing para escritores


Rio de janeiro, 04 de Maio de 2020

Marketing para escritores.

         Não há a menor dúvida que a internet mudou a forma de comunicação entre as pessoas no mundo todo. Se antes o acesso à informação era lento e dependia de alguns canais de divulgação, hoje está a apenas um clique de uma tecla de computador ou celular. Com esta ferramenta tão poderosa o marketing evoluiu e hoje vivemos a era do ambiente virtual onde o marketing digital tornou-se parte do cotidiano do consumidor, inclusive do leitor. Esta é uma questão vital para os escritores em todo o mundo. Mas, quais são as principais ferramentas do marketing digital que podem ajudar o escritor em sua jornada para chamar a atenção do seu público? É o que vamos falar a partir de agora.   
A) SEO - Searching Engine Optimization (em português, Otimização para Mecanismos de Buscas)
          Todos os dias, mais de 4 bilhões de pessoas fazem pesquisas diversas de buscas apenas no Google. Então, imagina como seria maravilhoso se o seu site ou blog estivesse posicionado nas primeiras posições assim que alguém fizesse uma pesquisa? O problema é que todo mundo tem este mesmo desejo. O SEO é a otimização para mecanismos de busca, é a estratégia voltada para o posicionamento de páginas nessas plataformas, como consequência, melhora o posicionamento de um site ou blog em uma página de resultado de busca.
Vale ressaltar, porém, que o SEO é uma prática sem garantias, pois, seu retorno só acontece após um trabalho muito técnico que exige dedicação, investimento e persistência. 

B) Redes Sociais
Essa é a estratégia mais comum entre empresas e pessoas físicas no mundo do marketing digital. Afinal, as redes sociais são uma febre. Apenas no Brasil, são 93,2 milhões de pessoas conectadas a uma dessas plataformas, o que o classifica como país com o maior número de usuários da América Latina. Contudo, engana-se quem acha que apenas estar nas redes sociais basta para garantir sucesso em sua divulgação. Existem técnicas valiosas para criar um anúncio, assim como métricas para avaliar a sua eficácia. Em breve falarei um pouco mais aqui no site www.escrevase.com.br .
Listei abaixo as mais usadas hoje no Brasil, mas a verdade é que saber como se posicionar em cada uma delas, é que é a verdadeira cereja do bolo.

  • C) E-mail Marketing
    Esta é uma ferramenta que deve ser utilizada com bastante cuidado quando se faz Marketing para Escritores.  Existem empresas vendendo banco de dados e disparos de e-mail marketing, mas, tome cuidado, pois, em muitos casos é considerado crime quando utilizado de forma indiscriminada, invadindo a privacidade das pessoas que não autorizaram o seu recebimento.
              O ideal mesmo é que as pessoas se cadastrem no seu site ou blog e autorizem que você envie conteúdo relevante para elas. Muita gente ainda confere seus e- mails esperando receber ofertas e conteúdos relevantes apropriadas ao seu perfil. Antes de mais nada, se coloque no lugar daquele que você está enviando qualquer e-mail.

    D) Anúncios Patrocinados
    Até o momento, falamos apenas de estratégias que podem ser executadas de maneira gratuita através do tráfego orgânico. Se você tiver a possibilidade de investir em anúncios patrocinados é possível multiplicar o alcance de sua mensagem em até 100 vezes mais, e ainda atingir com precisão quem exatamente você quer atingir.

    E) Marketing de Conteúdo
    Essa é uma das estratégias que mais cresce no ambiente de marketing digital sendo utilizada por 71% das empresas no Brasil. E não difícil entender isso, pois, é o maior responsável por gerar tráfego para sites e blogs. Sem contar o crescimento nas Redes Sociais.
    Seu principal objetivo é atrair e engajar seu público alvo por meio de conteúdo relevante e de qualidade que atenda as necessidades destas pessoas. Você pode fazer isso de diversas formas: publicações no feed do Facebook e Instagram, stories, lives, publicações no blog da empresa, ebooks, podcasts, videos no Youtube, dentre outros.

    E lembre-se sempre: manter o relacionamento com o seu cliente é fundamental. As pessoas só compram de quem elas conhecem e confiam.

Amanda Muguet
Publicitária, pós graduada em Marketing Digital, empresária.
Agência: www.iniciativamarketing.com.br


Produtos em promoção. Clique e confira!

Eletrônicos, TV e Áudio Para aprimorar ainda mais o seu trabalho, você pode encontrar vários acessórios em promoção aqui nesta loja.