Loading...

Livro digital, a modernidade que facilita o acesso ao conhecimento


Rio de janeiro, 02 de Setembro de 2020

Livro digital, a modernidade que facilita o acesso ao conhecimento


Lá se vão mais de 30 anos desde que iniciei minha vida profissional, na Salamandra. Especializada em literatura infanto-juvenil, a editora tinha no catálogo autores como Ruth Rocha e Ana Maria Machado e o propósito de formar uma nova geração de leitores. Também dava os primeiros passos na edição de livros de arte. No comando, um dos mais emblemáticos nomes do mercado editorial e da filantropia no Brasil, o editor Geraldo Jordão Pereira.

Porque abro esta coluna falando da Salamandra? Porque, além do aprendizado, tenho frescas na memória lembranças do processo de produção naquele tempo, quando sistemas computadorizados eram usados apenas nas indústrias gráficas. E o uso pessoal do computador como processador de texto começava a ser tornar mais comum, ainda que seu sistema operacional, por comando de linha, fosse pouco amigável para os designers gráficos.

Papiro, pergaminho, prensa. A prática de contar histórias evoluiu bastante até chegar à era dos e-books. Ainda que muitos leitores se mantenham fiéis às edições impressas, outros se tornaram adeptos da leitura digital e usam seus dispositivos – computadores, tablets, e-readers e smartphones – em diferentes lugares para explorar o conhecimento. Todas essas transformações dos meios de produção editorial também permitiram o aumento de leitores.


Então, se você está escrevendo um livro, ou é autor de obra já impressa, aposte também na versão digital. Ela pode ter vários formatos e o mais comum é o PDF. Criado facilmente, este apresenta o conteúdo de forma parecida com a versão impressa. Mas, se você quer oferecer ao leitor uma experiência mais qualificada, edite-o no formato ePub (electronic publication). Mais dinâmico, ele permite, entre outras coisas, marcar páginas, aumentar o tamanho da fonte e adaptar o padrão da tela de leitura à necessidade de cada indivíduo.

Se por uma lado é uma delícia passear por livrarias, escolher títulos, folhear páginas para sentir a textura do papel, e, depois, exibir os livros numa estante, os e-books vieram facilitar o dia a dia das pessoas. Quando o leitor utiliza-se do seu e-reader, seja o Kindle, Kobo ou Lev, ou tablets e smartphones, carregar o livro torna-se muito mais fácil. Bem mais leves, são facilmente transportados. É puro conforto na hora da leitura.

Mas, se você ainda tem dúvida, fica uma dica: o processo de edição de um livro digital é praticamente o mesmo de um livro impresso. Isso significa que o texto precisa passar por todas as fases de edição antes de ficar pronto para comercialização. Escolha o seu e boas vendas!

Contato: marcia.bachini.pinto@gmail.com
Outras informações:
https://www.linkedin.com/in/marcia-pinto-2948841b/


Produtos em promoção. Clique e confira!

Existem milhões de livros super em conta que você pode ler, se inspirar, viajar... Aqui neste link tem um monte em promoção!


Produtos em promoção. Clique e confira!

Dispositivos Kindle em promoção. Clique agora e confira!