Loading...

ISBN e ficha catalográfica
identificações fundamentais para o seu livro


Rio de Janeiro, 02 de Julho de 2020

ISBN e ficha catalográfica
identificações fundamentais para o seu livro


O ISBN (International Standard Book Number ou Padrão Internacional de Numeração de Livro) é uma sequência numérica que funciona como uma espécie de cédula de identidade do livro. Composta de 13 números, essa numeração é utilizada pelo mercado editorial e livreiro em todo o mundo para identificar publicações segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-as inclusive por edição.
A difusão do ISBN e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação tornam essa sequência numérica imprescindível para qualquer publicação. No Brasil, desde 1º de março deste ano, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) é a agência responsável pela operação do ISBN no país. Anteriormente, essa atribuição era da Fundação Biblioteca Nacional e se iniciou em 1978, por meio da Fundação Miguel de Cervantes. 
Para receber um ISBN, o interessado – pessoa física ou jurídica – deve acessar o portal da CBL e cadastrar um e-mail para receber um login e senha de acesso à área de solicitação do ISBN. O órgão informa que em apenas um dia útil o acesso é liberado, já sendo possível, a partir daí, realizar o pedido de emissão da sequência numérica do ISBN e do código de barras, o que acontecerá em até dois dias úteis. O custo desse serviço é de R$ 22.
No portal da CBL é possível acessar e/ou fazer o download do Manual do Usuário ISBN. Nele você saberá quais são as publicações que requerem ISBN e que informações são necessárias para a obtenção dessa espécie de RG do seu livro. Clique aqui e saiba mais.



Outra parte importante de uma publicação é a ficha catalográfica. Além de padronizar a catalogação da obra em âmbito nacional, ela facilita a busca de informações sobre o livro e o seu controle em bibliotecas e livrarias. Obrigatória pela Lei nº 10.753/2003, cada ficha possui um número de identificação único e é inserida sempre numa das páginas iniciais do miolo do livro – em geral na página 4 – com as principais informações sobre a obra.

No caso dos livros impressos, a ficha traz as seguintes informações: Título e Subtítulo, Nome do autor, ISBN, Assuntos, Número da Edição, Editora, Local de Publicação, Número de Páginas e Classificação por assunto (CDD e CDU). No caso do livro digital, além das informações acima listadas, também é necessário acrescentar: Formato, Recurso Digital, Requisição do sistema e Modo de acesso

A ficha catalográfica também pode ser requerida à CBL, que presta este serviço para autores e editoras. Basta preencher o formulário (clique aqui) no portal da organização. O valor cobrado é de R$ 60 – associados da CBL têm desconto de 50% – e o prazo para obtenção do documento é de cinco dias úteis. Confira (aqui) preços e prazos dos serviços prestados pelo órgão.
O livro digital é o assunto reservado para a próxima coluna. Até lá!

Contato: marcia.bachini.pinto@gmail.com
Outras informações: https://www.linkedin.com/in/marcia-pinto-2948841b/


Produtos em promoção. Clique e confira!

Existem milhões de livros super em conta que você pode ler, se inspirar, viajar... Aqui neste link tem um monte em promoção!