Loading...

Invista no escritor iniciante


Rio de janeiro, 09 de Junho de 2020

Invista no escritor iniciante.


    Desde 2015, quando conheci o mundo das plataformas digitais de escrita e leitura, percebi a quantidade de autores com um grande potencial e “desperdiçados” por lá. A maioria, desejosa por adentrar ao competitivo mercado editorial e ter suas obras publicadas custe o que custar.
O sonho de ser escritor é um sonho muito bonito, no entanto, desafiador como qualquer meta na vida. É um processo de persistência e aprendizado contínuo e o que, muitas vezes, nos deparamos são com autores perdidos e sem um direcionamento de como se preparar para colocar sua maior aspiração em prática: publicar seus livros, de preferência em uma boa editora, e alcançar visibilidade às suas obras.
É fato que um dos inimigos do escritor iniciante é a precipitação, pois, o forte desejo de segurar seu livro nas mãos e vê-lo nas prateleiras ou lojas virtuais, pode vir a falhar em sua qualidade. Nesta mesma época, pude presenciar colegas autores que pagaram para ver, literalmente, seu trabalho publicado e se frustraram, uma vez que, não houve qualquer tipo de preparação anterior.
A corrida pelo reconhecimento ante ao crescente número de autores é marcada por muitos obstáculos que precisam ser conquistados etapa por etapa. A primeira delas é o autor entender a necessidade de investir na carreira literária como qualquer outra profissão. É preciso estudar, e estudar muito, sobre métodos da escrita criativa, estrutura das narrativas, planejamento de uma história e disciplina para escrever, ler muito e diferentes gêneros; tudo isto compõem o indispensável conhecimento que vai além da ideia de que uma boa gramática e ortografia são suficientes.
Mas onde o escritor pode encontrar uma orientação para iniciar a sua carreira? Ou um suporte para a preparação do seu livro até a publicação deste?
Na internet, encontramos hoje, editoras, escritores profissionais, agências e projetos que ajudam e direcionam os novos autores a se encontrarem e se aperfeiçoarem na área literária, assim como serviços editoriais de qualidade que oferecem revisão, diagramação e marketing, além de projetos de incentivo que promovem antologias e estimulam a produção de contos e outros desafios da escrita.
A despeito disso, há o outro lado do referente apoio aos autores independentes. Trata-se da iniciativa de as agências literárias buscarem esses autores nas plataformas de escrita: ler as suas obras, descobrir suas potencialidades e dar-lhes a oportunidade tão esperada. Faltam “olheiros” à caça desses talentos escondidos. E não digo aqueles autores que já têm um público formado e que podem estar na mira das editoras comerciais ou prestadoras de serviços, mas sim, os anônimos, os invisíveis, aqueles que você bate o olho e pensa: esse vale a pena!



Ou seja, o que estou pontuando é que, logicamente, os autores precisam correr atrás de seu sonho com engajamento, porém, as empresas ou projetos literários podem criar meios de notar as futuras pérolas do mercado editorial; contratar uma equipe para esse trabalho, analisar e criar estratégias são formas de encontrá-los. Acreditem, há como fazer acontecer.
A pergunta é: quem se dispõe a oferecer-lhes esta oportunidade?
Apostar em um novo autor, nas condições supracitadas, requer disposição e visão. Porque se formos pensar apenas no aspecto financeiro, a coisa não se desenvolve. As parcerias são ótimos recursos para se montar um planejamento, amadurecer as ideias e colocá-las para funcionar sem se dispor de muitos gastos.
Quisera eu ser achada, entre tantos, e ouvir: você tem potencial e queremos investir em você. Podemos fechar um acordo que seja bom para ambas as partes?
Quantos bons autores não esperam por uma chance assim!
Essas iniciativas, contudo, vão além do evidente apoio na realização de um ideal, elas geram o incentivo à leitura nacional e buscam atrair um público, ainda resistente a esse hábito, em nosso país.

Georgeane Braga
Idealizadora do Projeto L. Coletãneas
@plcoletaneas – Instagram
pcoletaneas@gmail.com

 

Produtos em promoção. Clique e confira!

Existem milhões de livros super em conta que você pode ler, se inspirar, viajar... Aqui neste link tem um monte em promoção!