Loading...

Escrevendo um roteiro


Rio de janeiro, 09 de Junho de 2020

Escrevendo um roteiro.


 Atendendo a pedidos, hoje falaremos sobre roteiro para escrita.
Depois que temos uma ideia, começamos a escrever e fica tudo bem, até percebermos que não sabemos mais para onde ir. É nesse momento que percebemos que precisamos de um roteiro. Às vezes, até sabemos as cenas principais do nosso livro, mas como o personagem principal vai chegar até esse grande momento, não sabemos. Por isso, vamos sentar e escrever nosso roteiro? Para isso, existem algumas maneiras. Você tem a opção de fazer apenas um resumão do seu livro, fazer algo mais detalhado, desenhar, fazer um mapa conceitual, enfim... Iremos apresentar para vocês todas as possibilidades.

1. Um dos métodos mais conhecidos é o Snowflake. Ele consiste em escrever sua história a partir do ponto 0, da sua ideia inicial, até o 10, quando sua história já estará quase pronta. Algumas pessoas não fazem o passo a passo até o ponto 10, já que nos últimos você já começa a escrever seu livro. Não vamos explicar o passo a passo dele porque o Blog The Writers Room tem dois posts completíssimos sobre o assunto!

Método Snowflake Parte I
Método Snowflake Parte II

2. Se você é do tipo que gosta de visualizar o que está acontecendo, talvez prefira fazer um Mapa Conceitual da sua história. Existe uma ferramenta chamada Cmaptools, que você pode baixar em seu computador e fazer quantos mapas você quiser. E, nesse caso, fica ao seu critério como você irá fazer o seu roteiro e organizar as suas ideias.


3. A Linha do Tempo também é uma possível maneira de organizar seu roteiro. Você irá, literalmente, traçar uma linha (no papel é legal, mas se você já abandonou ele, pode ser no OneNote também, uma ótima ferramenta de escrita livre que o Outlook tem) e escrever nela, em ordem cronológica, os acontecimentos importantes e, se preferir, entre eles, adicione informações de como o personagem vai chegar até aquele ponto.

4. Apesar de todas essas ótimas opções, o meu favorito é o Fluxo de Consciência, é um método simples, no qual você simplesmente vai sentar e escrever toda a sua história, do jeito que vier a sua cabeça, não seja tímido. Escreva tudo o que você pensou, apenas jogue as informações. Quando acabar, você vai reler e então vai perceber se há algum furo ou alguma coisa que não se encaixa, fará mudanças e, ao fim desse processo, toda a sua história estará estruturada.

Até mais e boa escrita!

Escrito por Karoline Dias, criadora do Clube dos Betas.
 @clubedosbetas

 

Produtos em promoção. Clique e confira!

Existem milhões de livros super em conta que você pode ler, se inspirar, viajar... Aqui neste link tem um monte em promoção!