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Como tornar o seu livro atraente para os leitores?


Como tornar o seu livro atraente para os leitores?

         O sonho se materializou e, agora, você tem em casa pacotes com o seu “tesouro” cuidadosamente embalado. Mas, como promover o seu livro e fazê-lo chegar às mãos dos leitores? Há diferentes formas de você mesmo fazer o trabalho de divulgação da sua obra, com pouco ou nenhum investimento financeiro. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso que você conheça o perfil do seu leitor, afinal ele é o ponto de partida da sua estratégia de marketing.

         Após identificar o seu público, você precisa escrever um texto informativo – o chamado release – sobre o enredo do livro e com uma pequena biografia sua. Esse material deverá ser distribuído entre jornalistas e formadores de opinião, junto com uma imagem da capa e um exemplar da obra, antes do lançamento. Pesquise os veículos de seu interesse para obter – por meio do site ou do telefone de cada redação – os contatos desses profissionais.

         A sua estratégia deve prever ações distintas, que vão desde uma noite de autógrafos em uma livraria física ou um Webinar para o lançamento virtual, que pode utilizar diferentes plataformas, entre elas o Facebook e o YouTube. Convide para esses eventos todas as pessoas que você conhece. E faça a divulgação em diferentes canais. Lembre-se: seu livro precisa estar onde estão os seus leitores potenciais. Amplie o alcance da divulgação usando a Amazon, postando amostra e interagindo com outros autores independentes no Wattpad. Outro ponto de encontro para leitores e novos escritores que vale investimento é a rede social Skoob. Cadastre seu livro lá e avalie livros de outros autores. E tem ainda os podcasts literários. Eles podem ser temáticos, contar uma história, ter entrevistas e debates sobre diversos assuntos, colaborando para a divulgação do seu livro.

         Nesse processo, as mídias digitais são ferramentas fundamentais para impulsionar a imagem do seu livro, levando-o para o maior número de pessoas possível. Mas, saiba que essas plataformas possuem objetivos, públicos e linguagens diferentes e, por isso, é necessário saber usá-las corretamente. Então, antes de iniciar as ações de divulgação, conheça algumas formas de usar essas plataformas digitais na divulgação do seu livro:
         Instagram: é uma rede viral, de narrativas visuais. Use-a para postar foto da capa ou imagens relacionadas à temática do livro, que você pode obter em bancos de imagens grátis. Faça até duas postagens/dia com fotos do lançamento ou imagens com páginas selecionadas. Aproveite os stories para destacar trechos da obra e o IGTV para postar vídeos com até 60 segundos. Sempre utilize hashtags com título, temática ou palavras que direcionem para o seu segmento.

  •          Facebook: rede social na qual você pode criar uma Fanpage própria para dar visibilidade à sua obra. Nela você pode postar, entre outras coisas, sinopse ou trechos do livro, link do primeiro capítulo como forma de estimular a leitura completa da obra, galeria de fotos dos eventos promocionais. Também pode convidar amigos para curtirem a página e fazer lives com outros autores e especialistas, além de repostar os conteúdos da Fanpage na sua página pessoal.

             Site ou blog próprio: se você ainda não tem um site de autor, crie um no qual possa gerar uma landing page para cada livro que editar, ou um blog, e publique banners com as capas na página principal. Faça posts sobre o processo de produção do livro, literatura em geral e eventos dos quais participou para dar visibilidade ao livro, entre outros.

             YouTube: crie um canal e use-o para promover seu livro. Grave diferentes vídeos com leitura de trechos da obra, dicas de produção independente, convite para webinar de lançamento virtual, resenhas de diferentes obras e um book trailler para apresentar a obra para potenciais leitores.
    Além das ações já citadas, sempre que possível participe de eventos literários nos quais você poderá apresentar-se como autor e promover seu livro. E tenha sempre em mãos um cartão de autor para distribuir. Seja qual for o caminho que você escolher, desejamos muito sucesso!

             Na próxima coluna vamos conversar sobre o registro de um livro na Biblioteca Nacional e sobre a função e a importância do ISBN, da ficha catalográfica e do código de barras para identificar publicações.

    Marcia Pinto
    Contato: marcia.bachini.pinto@gmail.com
    Outras informações: https://www.linkedin.com/in/marcia-pinto-2948841b/


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